Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Nova Zelândia apoia Timor-Leste a desenvolver aquacultura

Timor-Leste e a Nova Zelândia assinaram um acordo para desenvolver a indústria da aquacultura com a criação de 200 pequenas empresas no país, anunciou hoje, em comunicado, a embaixada neozelandesa.

Nova Zelândia apoia Timor-Leste a desenvolver aquacultura
Notícias ao Minuto

06:07 - 21/10/14 por Lusa

Mundo Acordo

"Nos próximos quatros anos queremos ver 200 pequenas empresas de aquacultura estabelecidas e criar 600 postos de trabalho", afirmou o embaixador da Nova Zelândia em Díli, Jonathan Schwass.

Segundo o embaixador, cada uma daquelas empresas vai contribuir para o desenvolvimento sustentável de Timor-Leste.

O acordo foi assinado no âmbito da estratégia do Governo para combater a má nutrição no país e que visa aumentar o consumo de peixe por pessoa para entre seis e 15 quilogramas até 2020.

"Queremos acabar com a insegurança alimentar, a má nutrição e a pobreza no país, não podemos mais dar-nos ao luxo de ter famílias, mulheres e crianças confrontadas com a fome", afirmou o ministro da Agricultura, Mariano Sabino, citado no comunicado.

No âmbito do projeto, que vai ser executado pelo Instituto Nacional de Água e Pesquisa Atmosférica da Nova Zelândia, vai ser dada formação, capacitação em planeamento e desenvolvimento de sistemas de fornecimentos de alimentos e ajudar para ligar os produtores de peixe aos mercados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório