Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Irão não pode convencer que programa nuclear é aceitável, diz Sherman

O Irão não pode convencer o mundo de que a sua capacidade atual de enriquecimento de uranio é aceitável, disse terça-feira a líder negociadora norte-americana, Wendy Sherman.

Irão não pode convencer que programa nuclear é aceitável, diz Sherman
Notícias ao Minuto

06:27 - 17/09/14 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Wendy Sherman, subsecretária de Estado falava numa cerimónia de entrega de prémios na Universidade de Georgetown e sublinhou que, depois de meses de intensas negociações, os dois lados "identificaram possíveis respostas para algumas perguntas-chave".

No entanto, advertiu, as negociações estão "longe de outras questões fundamentais, incluindo o tamanho e o alcance do enriquecimento do uranio por parte do Irão".

A dois dias do Irão e outras potências mundiais se voltarem a sentar à mesa das negociações, desta vez em Nova Iorque, para discutirem o programa nuclear iraniano, Wendy Sherman acredita que a República Islâmica tentará convencer o mundo que a situação atual deve ser mantida.

"Mas não", disse ao justificar que se essa fosse a opinião generalizada as negociações não existiriam.

As negociações com o Irão integram os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança mais a Alemanha e pretendem que Teerão aceite a redução das suas atividades nucleares de forma a evitar que o país adquira capacidade de construção de uma arma nuclear.

Já o Irão exige a retirada das sanções sublinhando que o desenvolvimento de um programa nuclear pacífico constitui um dos seus direitos até porque não pretende construir armas nucleares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório