Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Kasparov acusa EUA e UE de perderem tempo para reagir a Putin

O ativista da oposição e ex-xadrezista, Gary Kasparov, acusou os Estados Unidos e a União Europeia de terem perdido muito tempo a reagir às ações do Presidente russo, Vladimir Putin, na Ucrânia.

Kasparov acusa EUA e UE de perderem tempo para reagir a Putin
Notícias ao Minuto

14:35 - 01/08/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Eu penso que eles esperaram demasiado tempo. Acreditaram na versão de Putin de que se tratava de uma 'guerra civil' na Ucrânia", afirmou Kasparov ao jornal bósnio Dnevni Avaz, numa entrevista publicada hoje.

O ativista político, nascido no Azerbaijão (ex-União Soviética), considerou que uma "intervenção militar" contra a Rússia "dificilmente era expectável antes e agora seria ainda mais difícil".

"Agora, após o acidente do avião MH17 [voo da Malaysia Airlines, abatido por um míssil quando sobrevoava a parte leste da Ucrânia], eles estão novamente a perder tempo", criticou, acrescentando: "Isto é o que acontece sempre quando não há reação contra um ditador como Putin, o preço está sempre a subir".

Um forte crítico do Kremlin, Kasparov retirou-se das competições de xadrez em 2005, depois de ter sido o líder desta especialidade durante duas décadas. Foi o campeão mundial mais novo de sempre, aos 22 anos, em 1985.

Kasparov passa as suas férias de verão, há anos, na costa da Croácia, onde possui uma casa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório