Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

Angola cria grupo técnico para aplicar trocas comerciais

A ministra angolana do Comércio, Rosa Pacavira, vai coordenar o grupo técnico responsável pela implementação em Angola dos acordos sobre trocas comerciais dentro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Angola cria grupo técnico para aplicar trocas comerciais
Notícias ao Minuto

20:17 - 28/07/14 por Lusa

Mundo Comunidade

Este grupo técnico, que vai tratar da negociação e implementação do protocolo sobre as trocas comerciais entre os países desta comunidade (SADC, da sigla inglesa), foi criado através de um despacho assinado hoje pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Tem por "principais atribuições" preparar, em colaboração com o Comité Nacional da SADC, "a estratégia negocial de Angola e a respetiva agenda", no âmbito do "processo negocial de implementação" deste protocolo, sobre as trocas comerciais dentro desta comunidade.

Deverá ainda "negociar os termos" da sua implementação em Angola, lê-se num comunicado enviado hoje à Lusa pela Casa Civil do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Angola tem vindo a adiar a adesão à Zona de Comércio Livre (ZCL) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o que deverá acontecer apenas em 2017, segundo admitiu no início do ano a própria ministra Rosa Pacavira, que agora vai coordenar este grupo técnico, por decisão do Chefe de Estado.

Esta Zona de Comércio Livre foi lançada em agosto de 2007, em Joanesburgo, na 28.ª Cimeira da SADC, e teve a adesão da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Malaui, Ilhas Maurícias, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabué e Madagáscar, tendo ficado de fora além de Angola, a República Democrática do Congo e as Ilhas Seychelles.

O objetivo é reforçar a integração económica e a industrialização rápida nesta sub-região do continente africano, através da expansão de oportunidades de negócio e remover de forma gradual as barreiras no comércio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório