Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Moçambique recebe primeira visita de um chefe de governo italiano

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, recebe hoje em Maputo o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, na sua primeira viagem ao continente africano e a primeira de um chefe de governo transalpino a Moçambique.

Moçambique recebe primeira visita de um chefe de governo italiano
Notícias ao Minuto

06:24 - 19/07/14 por Lusa

Mundo Maputo

Segundo um comunicado da embaixada italiana em Maputo enviado à Lusa, Moçambique é a primeira escala da viagem de Renzi, que prevê também visitas a Angola e Congo Brazzaville.

Paralelamente ao encontro entre Guebuza e Renzi, decorre hoje em Maputo o Fórum de Negócios Moçambique-Itália.

Esta deslocação a Moçambique segue-se às recentes visitas do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros italiano ao país, Lapo Pistelli, e do vice-ministro do Desenvolvimento Económico, Carlo Calenda, que chefiou em meados de maio uma delegação de cerca de 100 empresas, no âmbito de uma missão de identificação de oportunidades de investimentos e negócios.

Carlo Calenda, que também integra a comitiva de Matteo Renzi, descreveu na ocasião Moçambique como "o ponto de referência" de Itália na África subsariana, esperando que os negócios entre os dois países aumentem dez vezes nos próximos anos e tendo apontado os setores da agricultura, do gás/petróleo e infraestruturas como as principais apostas do empresariado italiano.

Segundo a embaixada de Itália em Maputo, as trocas comerciais entre os dois países aumentaram 28% em 2013, 60 milhões de euros em exportações italianas e 354 milhões em importações.

Apesar das ligações políticas tradicionalmente fortes entre os dois governos, Itália foi em 2013 apenas o nono maior investidor estrangeiro em Moçambique.

Na presença empresarial italiana em Moçambique, destaca-se a petrolífera ENI, parceira da Galp no bloco 4 da Bacia do Rovuma, no norte do país, onde têm sido anunciadas descobertas de grandes quantidades de gás natural.

De acordo com o comunicado da embaixada italiana em Maputo, a visita de Matteo Renzi visa reforçar as relações bilaterais no campo político, económico e cooperação para o desenvolvimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório