Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Brigadas de recenseamento eleitoral impedidas de entrar em zonas em conflito

O governador da província moçambicana de Sofala, Félix Paulo, impediu hoje a entrada de brigadas de recenseamento eleitoral nas zonas de conflito na Gorongosa, centro de Moçambique, disse fonte da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Brigadas de recenseamento eleitoral impedidas de entrar em zonas em conflito
Notícias ao Minuto

20:06 - 28/04/14 por Lusa

Mundo Moçambique

"Ficamos surpresos com a medida do governador. Tudo estava pronto, incluindo alguns computadores seguiam com uma equipe para reforçar as brigadas (de recenseamento) na Gorongosa, quando receberam ordens para regressar", disse hoje à Lusa Meque Brás, segundo vice-presidente da CNE, indicado pela Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), o principal partido da oposição e que mantém um conflito armado com o governo.

"Estamos até agora em negociações para permitir que as brigadas se desloquem e recenseiem a população daquela zona, incluindo o líder da Renamo", referiu hoje Meque Brás, que chefiava o grupo, sugerindo falta de interesse politico para a inscrição eleitoral do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que se encontra refugiado na região.

A Lusa testemunhou hoje a chegada de blindados e viaturas militares, com armamento pesado à vila da Gorongosa. Na semana passada três militares morreram e quatro outros ficaram feridos, além de uma civil, em confrontos entre o exército e homens armados, alegadamente da Renamo.

O recenseamento do líder da Renamo, "candidato natural" do partido, às eleições gerais de 15 de outubro, continua pendente a um dia do fim do processo, marcado para 29 de abril.

Afonso Dhlakama ameaçou na semana passada impedir as eleições gerais (presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais), caso o seu partido não participe no escrutínio.

De acordo com a imprensa local, a CNE remeteu hoje ao Conselho de Ministros moçambicano, que se reúne na terça-feira, um recurso da Renamo para a prorrogação do recenseamento por mais 10 dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório