Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Túnel do Marão encurta distâncias e pode ajudar a fixar empresas

Empresários e utentes destacam a importância da abertura do Túnel do Marão para a região porque vai melhorar as acessibilidades, aproximar do litoral, ajudar a fixar empresas e reforçar a competitividade de Trás-os-Montes e do Douro.

Túnel do Marão encurta distâncias e pode ajudar a fixar empresas
Notícias ao Minuto

09:44 - 03/05/16 por Lusa

Economia Competitividade

A Autoestrada do Marão possui 26 quilómetros e inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros, começou a ser construída em 2009 e, depois de três paragens, é inaugurada sábado e abre ao trânsito às 00:00 de domingo.

Para cá do Marão, a expectativa é muita em relação à nova via que rasga a serra e aproxima este território do litoral, servindo de alternativa ao sinuoso Itinerário Principal 4 (IP4).

Miguel Pinto é responsável pela Kathrein Automotive, fábrica de componentes para automóveis que produz antenas e está instalada em Vila Real.

Diariamente, Miguel faz a viagem de cerca de 01:10 de Vila do Conde, onde vive, para Vila Real, onde trabalha, e já decidiu que vai optar pela nova autoestrada porque, apesar da portagem, compensa em "relação a tudo".

"É a segurança logo à partida, depois a viagem é encurtada em pelo menos 20 minutos, a rapidez e o não termos as limitações do que acontece às vezes no inverno e em que há dias que temos que ficar a trabalhar a partir de casa porque não conseguimos passar no IP4 por causa da neve", afirmou à agência Lusa.

E, segundo frisou, só na Kathrein são cerca de 15 as pessoas que fazem a viagem do litoral para Vila Real numa base diária e que vão passar a usar o túnel.

Miguel Pinto destacou também as vantagens enquanto empregador. "Tivemos muitos casos de pessoas que vinham cá fazer entrevista de trabalho e depois, quando se apercebiam do que era fazer o IP4, já não aceitavam a proposta", salientou.

Jorge Santos, da transportadora Rodonorte, afirmou à agência Lusa que a empresa vai passar a utilizar o Túnel do Marão, uma solução que diminuirá o tempo da viagem para o Porto e também para Lisboa.

"A nossa intenção é assegurar que os nossos passageiros tenham uma viagem cómoda e no mais curto espaço de tempo possível", frisou.

Jorge Santos salientou que, mesmo que exista um aumento dos gastos da empresa por causa da portagem, este poderá ser colmatado com um menor gasto em termos de manutenção das viaturas.

Para Luís Tão, presidente da Associação Empresarial de Vila Real -- Nervir, a "competitividade das empresas e o desenvolvimento da região é impossível sem autoestradas" e, por isso mesmo, espera que a nova via ajude a "estancar a saída de pessoas e seja mais um argumento para fixar empresas".

No entanto, o responsável critica a introdução de portagens e defende que a região devia "ficar isenta pelo período equivalente ao atraso que possui em relação ao resto do país".

Já o presidente da Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira, salientou a "aproximação maior, mais segura e mais célere, entre a maior porta de entrada de turistas na região, o aeroporto Francisco Sá Carneiro, e o Douro e Trás-os-Montes".

"São sete milhões de visitantes que anualmente ali desembarcam que passam a ter uma ligação privilegiada a todo um destino. É, definitivamente, um grande passo no combate às assimetrias regionais e que a juntar-se à autoestrada de Madrid e ao TGV coloca o Douro e Trás-os-Montes na linha da frente na receção aos fluxos de turistas", frisou o responsável.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório