Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 30º

BCE baixa previsão de crescimento da zona euro este ano

O painel de economistas contactados regularmente pelo Banco Central Europeu (BCE) reviu em baixa a estimativa de crescimento económico na zona euro para 2013, prevendo uma estagnação, segundo o relatório mensal do BCE esta quinta-feira divulgado.

BCE baixa previsão de crescimento da zona euro este ano
Notícias ao Minuto

13:02 - 14/02/13 por Lusa

Economia Crise

Segundo os economistas do painel, a taxa de crescimento na zona euro será nula em 2013, contra um crescimento de 0,3% que tinham previsto em Novembro.

Para 2014, os economistas do painel prevêem um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,1%, inferior ao valor de 1,3% estimado anteriormente.

O principal factor invocado pelo painel de economistas para explicar a revisão em baixa das expectativas na zona euro para 2013 é a evolução mais fraca do que a antecipada da actividade económica no quarto trimestre de 2012, refere o BCE.

Por outro lado, "o consumo tanto privado como público deverá contribuir menos para o crescimento no ano em curso e no próximo ano, devido à incerteza persistente na zona euro e a continuação do saneamento das contas públicas", adianta.

A procura externa continua a "contribuir positivamente para o crescimento".

Globalmente, os economistas que participaram no inquérito prevêem "um regresso de uma expansão sustentada do PIB em volume em meados de 2013", adianta o BCE, que sublinha que as previsões se situam "no interior dos limites" publicados pela instituição em Dezembro.

Em relação à inflação, os membros do painel esperam uma taxa de 1,8% em 2013 e em 2014, contra uma taxa de 1,9% prevista anteriormente, reflectindo "um enfraquecimento da actividade económica e a deterioração da situação no mercado de trabalho, bem como evoluções mais favoráveis dos preços das matérias-primas".

O BCE deverá rever em Março as suas próprias estimativas de crescimento económico e da inflação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório