Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 30º

Portugal pressiona BCE para antecipar compra de dívida

Portugal e Irlanda querem que o Banco Central Europeu (BCE) active antecipadamente o programa de compra de dívida pública para aumentar a confiança dos investidores e facilitar o regresso aos mercados, avança a imprensa alemã.

Portugal pressiona BCE para antecipar compra de dívida
Notícias ao Minuto

15:23 - 06/02/13 por Lusa

Economia Imprensa

Citando fontes anónimas, o diário económico alemão Handelsblatt refere que o Governo português propôs que o novo programa de compra de dívida pelo BCE, OMT - Outright Monetary Transactions - Transacções Monetárias Definitivas - fosse activado preventivamente.

O jornal lembra que esse passo ajudaria a "impressionar os investidores" e facilitaria o regresso de Portugal aos mercados.

Este programa, que foi anunciado em Setembro do ano passado pelo presidente do BCE, Mario Draghi, tem levado a que os mercados de dívida tenham atenuado a pressão sobre os juros dos países do Sul e periferia da zona euro.

Contudo, o pedido de Lisboa terá sido rejeitado pelo BCE, segundo as fontes anónimas ouvidas pelo Handelsblatt.

Isto porque, Portugal "não cumpre as condições" que o BCE considera serem necessárias para poder ser elegível para aceder a este programa, apontam as mesmas fontes.

O BCE disse que países que estivessem sob programas de assistência financeira podiam aceder ao OMT, mas apenas quando estivessem a regressar aos mercados, com condições que até agora não foram definidas pelo banco central.

As fontes ouvidas pelo Handelsblatt consideram ainda que a Irlanda pode ter "mais esperança" de contar com apoio do BCE no regresso ao mercado primário de divida pública, e avançam que já decorrem negociações nesse sentido.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório