Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Número de clientes no mercado livre do gás cresce 45%

O número de clientes no mercado liberalizado de gás natural totalizava no final do primeiro trimestre cerca de 886 mil, um acréscimo de 45% face ao período homólogo, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Número de clientes no mercado livre do gás cresce 45%
Notícias ao Minuto

06:03 - 07/07/15 por Lusa

Economia 1.º trimestre

No final de março, restavam cerca de 490 mil consumidores no mercado regulado, que representam apenas cerca de 7% do consumo em Portugal continental, uma vez que os fornecimentos a grandes clientes são realizados em regime livre desde março de 2013.

Os consumidores que ainda estão a ser fornecidos por um comercializador de último recurso dispõem de um período transitório até 31 de dezembro de 2017 para escolherem um novo fornecedor de gás natural.

Segundo a ERSE, os indicadores de mercado demonstram uma ligeira redução da concentração de mercado no primeiro trimestre de 2015 quer em número de clientes quer em consumo quando comparado com o trimestre anterior.

Ainda assim, a repartição do número de clientes no mercado liberalizado no primeiro trimestre de 2015 mantém a EDP como o principal operador do mercado em número de clientes (49% em março), com uma perda de 0,3 pontos percentuais, e a terceira posição em termos de consumo abastecido (12,5%).

A Galp manteve a sua posição dominante em consumos (59% em março), tendo obtido um ganho de 1,8 pontos percentuais durante o trimestre. Em número de clientes, a Galp aumentou a sua quota (26%), num acréscimo de 1,2 pontos percentuais no trimestre, passando a ocupar o segundo lugar em número de clientes.

A Goldenergy figura em terceiro lugar em número de clientes, sendo que viu a sua quota (25%) diminuir em 0,9 pontos percentuais no trimestre.

Em termos de consumo, a Gás Natural Fenosa encontra-se na segunda posição, com uma quota de 15% em março de 2015, correspondente a uma redução de 2,2 pontos percentuais face a dezembro de 2014.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório