Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Bancos: Crise 'levou' 600 balcões mas número pode ainda crescer

Desde 2010, fecharam em Portugal 600 agências bancárias. Só em janeiro, por exemplo, o Barclays deverá concluir o encerramento de 60 balcões. Porém, refere o Diário Económico que com a venda do Novo Banco, face à opção do novo dono, este número pode crescer ainda mais.

Bancos: Crise 'levou' 600 balcões mas número pode ainda crescer
Notícias ao Minuto

09:16 - 27/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Estatística

Nos últimos quatro anos, fecharam em Portugal cerca de 600 agências bancárias. O ‘assustador’ número pode continuar a subir, isto porque, como lembrou Stock da Cunha, em dezembro, em entrevista à TVI, será o novo dono do Novo Banco a decidir se quer ou não fechar agências do antigo BES bom.

Em termos globais, o Barclays foi o banco que mais balcões encerrou, tendo fechado durante os últimos quatro anos 180 balcões, seguindo o BCP, que fechou 170, e o BPI, que ‘tirou o tapete’ a mais de 150 agências.

Tendo em conta as 13 agências bancárias a operar em Portugal, a rede de agências perdeu, entre 2010 e setembro de 2014, 673 balcões, um valor que representa 12,5%, o que quer dizer que dos mais de seis mil balcões existentes se passou para 5.369.

As maiores quedas absolutas estiveram relacionadas com instituições que receberam apoio estatal, tendo, por exemplo, o BCP abdicado de cerca de 20% das sua rede, fazendo acompanhar estas reduções de rescisões com os trabalhadores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório