Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Grécia e troika discutem quinta avaliação do plano de resgate

Os chefes de missão da 'troika' e membros do governo grego vão reunir-se esta semana em Paris para discutir a revisão do programa de assistência financeira e tentar chegar a consenso até final do mês.

Grécia e troika discutem quinta avaliação do plano de resgate
Notícias ao Minuto

13:03 - 24/11/14 por Lusa

Economia Bruxelas

Os chefes de missão da troika e membros do governo grego vão reunir-se esta semana em Paris para discutir a revisão do programa de assistência financeira e tentar chegar a consenso até final do mês.

"Depois das conservações das últimas semanas entre altos funcionários gregos chefiados pelo ministro das Finanças, Gikas Jarduvelis, e os chefes da troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) fica prevista nova reunião nos dias 25 e 26 de novembro em Paris", disse um porta-voz da União Europeia.

"As partes continuam a trabalhar no sentido de fechar a revisão do programa de ajuda e analisar as possibilidades da Grécia vir a conseguir fortalecer a política fiscal e o crescimento económico", acrescentou.

As negociações sobre a quinta missão de revisão têm sido inconclusivas numa altura em que se esperava a aprovação por parte do Eurogrupo -- no dia 08 de dezembro -- da linha de crédito com condições reforçadas para a Grécia a partir do dia 01 de janeiro de 2015.

A parte europeia do resgate à Grécia termina no final do ano e apesar do Fundo Monetário Internacional terminar a ajuda apenas no primeiro trimestre de 2016, o governo de Atenas que dar por terminado o processo de auxílio antes dos prazos finais.

Entretanto, os vários parlamentos nacionais dos países do Eurogrupo devem aprovar a ajuda antes do período do Natal.

O principal motivo de divergência sobre o encerramento da quinta avaliação da troika -- iniciada em setembro, é o buraco orçamental que segundo os membros da troika corresponde a quase 3.600 ME.

O governo de Atenas negou a existência do buraco orçamental quando apresentou o Orçamento de Estado para 2015 perante o Parlamento.

No caso de não se virem a verificar resultados antes da reunião do Europgrupo marcada para dezembro e a situação se mantenha em 2015, a Grécia pode vir a perder definitivamente a tranche que corresponde a 1.800 ME procedente do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), que segundo explicou recentemente Klaus Regling, o diretor do organismo, expira no dia 31 de dezembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório