Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Lucro da Inapa quase quintuplica para 800 mil euros até setembro

O lucro do grupo Inapa quase quintuplicou (392,2%) nos primeiros nove meses do ano, face a igual período de 2013, para 800 mil euros, anunciou hoje a empresa liderada por José Morgado.

Lucro da Inapa quase quintuplica para 800 mil euros até setembro
Notícias ao Minuto

17:21 - 30/10/14 por Lusa

Economia Empresas

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo adianta qua as vendas subiram 4,8% para 681,4 milhões de euros, para o qual contribuiu não só o crescimento de 4,4% das vendas de papel, mas também as vendas dos negócios complementares que registaram uma progressão positiva de 7,7%".

O setor da embalagem, adianta a Inapa, "impulsionado pelo aumento do perímetro do grupo, cresceu 24,9% e o setor da comunicação visual regrediu 1,7%".

A evolução das vendas "confirma a oportunidade da execução em 2013 do plano estratégico de investimento nos mercados emergentes, como a Turquia, e dos negócios complementares, designadamente no setor de embalagem".

O re-EBITDA [resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações] aumentou 17,5% para 18,5 milhões de euros e o resultado operacional (EBIT) progrediu 12,9% para 13,1 milhões de euros.

"Numa base comparável, excluindo os impactos das aquisições, a dívida líquida registou um decréscimo de 25 milhões de euros face a dezembro de 2013 e uma redução de 21,6 milhões de euros face a setembro" do ano passado, adianta.

Por áreas de negócios, o peso da embalagem e comunicação visual nas vendas foi de 13,2%, o que compara com os 12,8% registados em igual período de 2013, e a sua contribuição relativa para a geração de resultados operacionais do grupo foi de 24,3%.

No segmento do papel, em volume, as vendas subiram 8,4%, tendo passado de 582 mil para 631 mil toneladas, enquanto em valor o negócio aumentou 4,4% para 591,6 milhões de euros.

"A descida do preço médio do papel, comparativamente com igual período de 2013, é a consequência da forte competitividade que se verifica nos mercados, fruto da quebra da procura e do excesso de oferta", acrescentam.

De acordo com a Inapa, a desaceleração do crescimento económico "levou a um abrandamento no crescimento do negócio do papel em termos orgânicos cujo aumento de vendas reflete a contribuição relevante decorrente da entrada no mercado turco".

Os resultados operacionais do papel representaram 1,9% das vendas, um aumento de 10,5% face ao ano anterior, para 11,5 milhões de euros.

"Esta progressão deve-se ao bom desempenho das vendas, a parte da melhoria da eficiência operacional deste negócio e da manutenção de uma política de gestão rigorosa dos custos fixos". adianta.

Já as vendas do segmento embalagem cresceram 24,9% para 48,6 milhões de euros, impulsionadas "pelo crescimento nos mercados onde [a empresa] opera e complementado pelas aquisições da Karbox (França), Tradembal (Portugal) e Realpack (Alemanha).

Os resultados operacionais subiram 16% para 2,3 milhões de euros, com um peso de 4,7% nas vendas.

Ja na comunicação visual, as vendas recuaram 1,7% para 23,1 milhões de euros, com o 'digital printing' a registar uma tendência positiva "devido às inovações introduzidas no mercado, como o latex, que têm acelerado a mudança das tecnologias offset e com recursos a tintas solventes.

"No entanto, as vendas de equipamentos continuam a reduzir-se devido ao abrandamento do investimento na zona euro", explica, adiantando que o resultado operacional foi de 0,9 milhões de euros, o que representa 4% das vendas.

A Inapa está presente em nove países: Alemanha, França, Espanha, Portugal, Suíça, Bélgica, Luxemburgo, Turquia e Angola.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório