Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal exportou 32 milhões em vinho para Angola

Portugal exportou para Angola, no primeiro semestre do ano, cerca de 32 milhões de euros em vinho, assumindo uma quota de mercado superior a 90 por cento no país.

Portugal exportou 32 milhões em vinho para Angola
Notícias ao Minuto

12:43 - 23/10/14 por Lusa

Economia 1.º semestre

"Angola é o principal mercado para os vinhos engarrafados portugueses, em valor e volume, entre os que são considerados estratégicos para o setor vitivinícola", afirmou hoje à agência Lusa, em Luanda, o presidente do Instituto do Vinha e do Vinho (IVV), Frederico Falcão, à margem da abertura da segunda edição do Angola Wine Festival.

França ocupa o primeiro lugar das exportações portuguesas de vinho em valor, resultado "influenciado" pelo preço médio do litro de Vinho do Porto, logo seguida de Angola, país que lidera em volume.

De acordo com os números do IVV, as exportações de vinho de Portugal para Angola cresceram 8,6% em todo o ano de 2013, para 94 milhões de euros, dos quais 72 milhões de euros corresponderam a vinhos engarrafados.

No primeiro semestre de 2014 o volume de exportação caiu, em termos homólogos, para 32 milhões de euros. Uma quebra- de um milhão de euros -, que segundo Frederico Falcão não constitui motivo de alarme, por resultar da descida das vendas do vinho a granel, produto que "não está ligado ao território e não representa valor acrescido para a exportação".

"Há uma subida dos vinhos engarrafados e dos vinhos certificados, quer em volume quer em valor. Houve um decréscimo nos vinhos a granel, mas em termos de vinhos DOP [Denominação de Origem Protegida] registamos uma subida de 14% [em valor]", acrescentou.

Em termos de volume (litros), as exportações de vinho português para Angola caíram globalmente 6,8% no primeiro semestre, mas os vinhos de origem protegida subiram 11% e os licorosos 360%, ainda segundo o IVV.

"Portugal tem uma quota de mercado em Angola muito acima dos 90 por cento. É essencial manter esta presença, manter as ações, para que Portugal não perca esta quota e o crescimento dos últimos anos", enfatizou Frederico Falcão.

A ligação histórica e cultural entre os dois países explica, segundo o presidente da Viniportugal, Jorge Monteiro, a liderança portuguesa nos vinhos vendidos em Angola, perante uma produção nacional praticamente inexistente.

"Estamos a falar de um consumo [de vinho] 'per capita' em Angola que andará ligeiramente abaixo do do Reino Unido", disse à Lusa Jorge Monteiro, igualmente à margem da inauguração do Angola Wine Festival, em Luanda.

Os consumidores angolanos, garante ainda, estão "preparados e gostam" da marca portuguesa, em relação aos restantes presentes no mercado nacional, que importa anualmente, em termos globais, cerca de 780 milhões de euros em vinho.

Além disso, realça o presidente da ViniPortugal, os vinhos portugueses têm beneficiado da forte implantação e conhecimento de importadores nacionais que operam no mercado angolano, pelo que a tendência é de manter o crescimento do setor.

"Nos últimos dez anos, em valor, a exportação de vinhos portugueses para o mercado de Angola cresceu mais de 360% e em termos de preço médio mais do que duplicou. A tendência é crescer", admitiu, por sua vez, Frederico Falcão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório