Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Rescisões nas autarquias podem ser pagas com Fundo de Apoio

As câmaras municipais poderão pagar indemnizações aos trabalhadores que rescindirem amigavelmente os contratos recorrendo ao Fundo de Apoio Municipal, escreve o Diário Económico.

Rescisões nas autarquias podem ser pagas com Fundo de Apoio
Notícias ao Minuto

11:04 - 01/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Município

Terá início no decorrer do presente mês de outubro o programa de rescisões amigáveis na Administração Pública. “Só falta a publicação da portaria e acertar alguns detalhes”, disse ao Diário Económico o secretário de Estado da Administração Local.

Posto isto, as autarquias que recorrerem ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) poderão usar esse dinheiro para pagar as indemnizações aos trabalhadores que adiram ao programa de rescisões amigáveis.

Segundo o Diário Económico, as autarquias que tenham dívidas que representem mais de 300% das receitas de três anos anteriores terão, obrigatoriamente, de aderir ao FAM.

O recurso a este fundo só é opcional para as câmaras municipais cujas dívidas se situem entre 2,25 e 3 vezes o valor das receitas cobradas.

Assim, o Executivo estima que sejam 19 as autarquias que não terão escolha e terão de recorrer ao FAM, sendo 23 as que podem optar por aderir ao não.

O recurso ao Fundo de Apoio Municipal estará disponível a partir de 30 de novembro, sendo que a verba será disponibilizada em janeiro, verba esta que no total é de 650 milhões de euros e que é subscrita pelo Estado e pelos municípios em partes iguais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório