Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Portugueses consumiram mais nos primeiros seis meses do ano

Dados divulgados esta quinta-feira pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição relativamente ao barómetro de vendas, permitiu verificar que nos primeiros seis meses do ano os portugueses consumiram mais 0,4%, face ao período homólogo, revela o Dinheiro Vivo.

Portugueses consumiram mais nos primeiros seis meses do ano
Notícias ao Minuto

12:34 - 04/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia APED

A economia portuguesa dá mostras de sinais positivos depois de vários anos em crise. De acordo com o barómetro de vendas realizado pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, nos primeiros seis meses do ano os consumidores lusos estiveram mais ativos.

Neste âmbito, verificou-se um aumento nas vendas de 0,4%, face ao mesmo período do ano anterior, sendo que, em termos de valores estes cresceram dos 8,438 mil milhões registados em 2013, para os 8,475 mil milhões de euros, em 2014.

Em termos de setores, explica o Dinheiro Vivo que foi no mercado não alimentar que a recuperação teve maior incidência, com o volume de vendas a aumentar 0,5%. Em termos do mercado de produtos alimentícios as vendas aumentaram também, mas com mais moderação, subindo apenas 0,4%.

"É a confirmação de que o consumo cresceu em Portugal. Ainda que ligeiro, é importante evidenciar este consumo. Dentro das subdivisões mais importantes, a maior recuperação de vendas registou-se no sector não alimentar, que tinha sido mais afetado nos últimos anos”, referiu Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da APED, em declarações citadas pelo site de economia do grupo Controlinveste.

No âmbito dos produtos não alimentares, de referir que as telecomunicações lideram as vendas, atingindo os 157 milhões de euros no primeiro semestre, mais 44% do que no período homólogo. "Portugal está a equipar-se para aquilo que é a economia digital: um comércio online e um comércio cada vez mais global e desmaterializado", explicou a diretora da APED.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório