Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

BES não será diferente do BPN, BCP e BPP

Os portugueses temem que a investigação ao caso BES acabe no mesmo que as realizadas pelo Ministério Público a outras instituições, como o BCP, BPP e BPN. A conclusão consta de uma sondagem realizada pelo jornal i e Pitagórica, na qual os inquiridos não têm dúvidas em considerar que Ricardo Salgado ficará para sempre associado a ?estas confusões? no banco que liderou durante 23 anos.

BES não será diferente do BPN, BCP e BPP
Notícias ao Minuto

09:25 - 08/08/14 por Ana Lemos

Economia Inquérito

Quando em janeiro do ano passado, o Ministério Público declarou Ricardo Salgado inocente dos crimes fiscais de que era suspeito, “errou”, consideram 36,1% dos inquiridos por uma sondagem do jornal i/Pitagórica, aos quais se juntam mais 28% que respondem que “errou muito”.

Mas, refira-se, esta não é a primeira vez que em Portugal há investigações a instituições bancárias, lembre-se dos casos BPP e BPN. Talvez por isso quando questionados sobre se no que ao mesmo diz respeito algo será diferente, os portugueses manifestam dúvidas: 34,3% “não acredita”, 29% “acredita pouco” e 22,6 “acredita” que algo pode mudar.

Ainda assim, a grande maioria dos inquiridos (81,3%) acredita que Ricardo Salgado, depois de todo este reboliço no BES, ficará com a imagem manchada “pelas confusões” em que está envolvido, e apenas 9,9 acredita que será conhecido “pela ajuda que deu a empresas e aos portugueses”.

Não é por isso de estranhar que tenha também nota negativa na sua liderança, que se prolongou por 23 anos, com 25,8% a classificá-la de “muito negativa”, 27% apenas como “negativa” e só 11,7 considera que foi “positiva”.

Quando questionados sobre se concordam com a declaração do primeiro-ministro Passos Coelho de que o Estado não vai ajudar a família Espírito Santo a resolver os problemas financeiros do Grupo Espírito Santo (GES), 34,3% diz “concorda totalmente”, 29,4% “concorda”, e apenas 12,9 diz “discordar” com esta garantia. No mesmo sentido, a maioria dos inquiridos (59,1) é também contra a nacionalização do BES, contra 19% a favor, e outros tantos (51,8%) apoiam a venda a um grupo internacional.

Ficha técnica: Esta sondagem do jornal i/Pitagórica foi realizada entre 25 e 31 de julho. O universo do estudo é constituído por indivíduos de ambos os sexos, com 18 ou mais anos de idade, recenseados em Portugal e com telefone fixo ou móvel. O erro máximo da amostra é de 4,5%, para um grau de probabilidade de 95.5%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório