Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Empresa de calçado de segurança investe para chegar aos EUA e Canadá

O fabricante português de calçado de segurança AMF anunciou hoje que investiu 1,4 milhões de euros na nova unidade fabril em Tabuadelo, Guimarães, para "reforçar e expandir" o negócio à Rússia, Canadá e Estados Unidos.

Empresa de calçado de segurança investe para chegar aos EUA e Canadá
Notícias ao Minuto

12:32 - 05/07/14 por Lusa

Economia Fábrica

O presidente-executivo da AMF, Albano Miguel Fernandes, explicou à agência Lusa que a empresa investiu 1,4 milhões de euros na nova fábrica, em Tabuadelo, tendo avançado que "estará pronta no final deste ano" e que vai permitir "duplicar a atual capacidade de produção de calçado técnico e de segurança dos atuais 1.600 pares por dia".

"Este passo vai possibilitar reforçar o negócio na Rússia e expandir a atividade ao Canadá e aos Estados Unidos", salientou.

De acordo com Albano Fernandes, a empresa "está na Rússia há pouco mais de um ano", tendo lembrado que "a operação está equilibrada e as vendas atingiram os 800.000 euros".

"Mas, devido aos problemas políticos e à instabilidade cambial, estamos a aguardar que a situação estabilize para voltarmos em força", frisou.

O gestor referiu ainda à Lusa que "a empresa exporta para toda a Europa" e que, ao duplicar a sua capacidade de produção, bem como a sua área fabril para os 4.400 metros quadrados, a AMF "procura consolidar a sua posição, tendo como objetivo a liderança".

"Queremos [agora] apostar nos Estados Unidos e no Canadá, pois são mercados que se caracterizam por fornecimentos em quantidade e valor acrescentado elevado", sublinhou.

Na mira da expansão além-fronteiras está também a Austrália, mas ainda numa fase inicial: "Vamos participar em feiras internacionais, depois logo veremos", admitiu, lembrando que a empresa está "a dar [igualmente] o primeiro passo" em Hong Kong.

A AMF renovou, entretanto, a imagem da sua marca própria "2work4", com que se posicionou internacionalmente desde 2006 até 2013, para passar recentemente a designá-la por "To Work For".

"Queremos ter uma imagem forte, atualizada, vanguardista e aguerrida para nos posicionarmos ao nível de toda a Europa e em termos globais, que comunicasse a qualidade e o 'design' do produto", disse o gestor.

Fundada em 1999, a empresa registou um crescimento da sua faturação anual de 30%, em média, desde 2006 até 2013.

"Em 2013, o volume de negócios atingiu os 10,2 milhões de euros", disse Albano Fernandes, que espera que a AMF alcance os 16 milhões de euros dentro de três a quatro anos.

A marca própria representa 60% do volume de negócios da AMF, enquanto os restantes 40% são produtos fabricados "com conceito da empresa" para grandes grupos, nomeadamente, da Alemanha e da França.

Na AMF trabalham 77 pessoas, mas com a expansão fabril esse número deverá aumentar para uma centena.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório