Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal é o segundo país que mais dinheiro recebe da Europa

A seguir à Polónia, Portugal é o país da União Europeia que mais dinheiros comunitários recebe. Em termos líquidos, em 2012, Portugal terá recebido cinco mil milhões de euros, avança a edição diária desta terça-feira do Expresso.

Portugal é o segundo país que mais dinheiro recebe da Europa
Notícias ao Minuto

19:00 - 13/05/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Estudo

A edição diária do Expresso dá conta, esta terça-feira, das conclusões retiradas do estudo ‘Participação na tomada de decisões da UE: Portugal numa perspetiva comparativa’, de Richard Rose e Alexander Trechsel, apoiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS).

Em 2012, Portugal recebeu 6,8 mil milhões de euros e terá contribuído com 1,8 mil milhões de euros, o que em termos líquidos representou um saldo positivo de cinco mil milhões. Em 2011, Portugal terá recebido três mil milhões de euros.

A Polónia é o país que mais beneficiou de dinheiros comunitários, com um saldo positivo de cerca de 12 mil milhões de euros. Em sentido oposto surgem a França e a Alemanha, com um contributo de 21 mil milhões e de 26 mil milhões, respetivamente. Embora ambos os países tenham recebido valores a rondar os 12 mil milhões, em ambos os casos o saldo é negativo.

De salientar ainda o caso do Chipre, que contribuiu com 200 milhões de euros e terá recebido outros tantos 220 milhões, o que perfaz um saldo zero.

Grécia, com um saldo positivo de 4,5 mil milhões, e a Espanha, com 4 mil milhões de euros, surgem nas terceiras e quartas posições, respetivamente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório