Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Governo incita ao 'part-time' na Função Pública

Um regime especial que permite aos funcionários públicos trabalharem menos duas horas por dia, ou menos um dia por semana, vai entrar em vigor já em 2014, indica o Diário Económico. O salário será reduzido, mas os funcionários serão poupados dos cortes acima de 675 euros, que podem ir até 12%.

Governo incita ao 'part-time' na Função Pública
Notícias ao Minuto

08:24 - 26/11/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Horários

O Governo vai avançar para o ano com um regime especial que dá aos funcionários públicos a hipótese de verem diminuído o seu salário mas de trabalharem menos horas semanais, sendo que, no caso, não serão afectados pelos cortes previstos.

No Orçamento do Estado para 2014 refere-se que este regime especial é uma “medida excepcional de estabilidade orçamental”.

O Diário Económico avança com o exemplo de um funcionário que receba 2.000 euros e que terá uma redução de 12% pela via do corte previsto no Orçamento do Estado para 2014. Mas, se optar pelo regime especial e trabalhar menos um dia por semana, e ainda que numa primeira instância seja poupado à tesourada de 12%, feitas as contas, acabará por sofrer um corte total de 20% no seu vencimento.

Assim, numa altura em que o horário semanal aumentou na Função Pública das 35 horas para as 40 semanais, o trabalhador pode optar por receber um salário menor mas ter mais tempo livre, embora receba menos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório