Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Investigadora do Porto semifinalista em concurso mundial

A doutoranda da Universidade Católica do Porto Mailis Rodrigues é uma das 23 semifinalistas do concurso Margaret Guthman, do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos EUA, que distingue as melhores inovações tecnológicas na música, disse hoje a investigadora.

Investigadora do Porto semifinalista em concurso mundial
Notícias ao Minuto

19:21 - 15/01/14 por Lusa

Cultura Música

A semifinal vai decorrer em Atlanta, nos dias 19 e 20 de fevereiro, estando, por isso, Mailis Rodrigues a angariar 1.500 euros, através de uma iniciativa de financiamento coletivo ('crowdfunding'), para poder realizar a viagem até aos EUA.

Também escolhido, segundo comunicado da instituição de ensino superior e de acordo com Mailis Rodrigues, foi o ex-aluno da Escola das Artes da Universidade Católica Diogo Tudela, apesar de não constar da lista dos 23 semifinalistas na página da competição.

O projeto de Mailis Rodrigues denomina-se Intonaspacio, numa alusão ao futurista italiano e criador do Intonarumori Luigi Russolo, e "tem um conjunto de sensores que transmitem sem fios ['wireless'] para o computador, que tem um 'software' de programação de som".

"A minha ideia inicial era trabalhar com a questão do espaço porque trabalhei como técnica de som e os técnicos de som têm tendência para anular o espaço nos concertos, para a sala não interferir no som do concerto", afirmou Mailis Rodrigues, que explicou que a ideia para o objeto surgiu quando trabalhou na Galeria Zé Dos Bois, em Lisboa, e uma artista japonesa utilizou o espaço do da sala em termos sonoros, precisamente o contrário do que costumava acontecer.

Os sensores do Intonaspacio reconhecem a distância a que a pessoa está e se está em movimento, lançando também 'samples' (recortes sonoros).

A investigadora de 28 anos está agora em fase de conclusão do doutoramento e estima que a tese esteja pronta em abril.

O concurso distribui 10.000 dólares em prémios e recebeu 80 candidaturas de 20 países, naquilo que a organização descreve como "a participação mais competitiva" dos seis anos da sua história.

"Os instrumentos vão ser avaliados pela sua musicalidade, desenho e engenharia" por um painel de peritos composto pelo fundador da empresa de 'software' musical Cycling '74, David Zicarelli, pelo compositor Chris Moore e pelo produtor de Jay-Z Young Guru.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório