Personagens da Turma da Mónica inspiram-se em alguns dos filhos do autor

Amadora, 30 jun - O brasileiro Maurício de Sousa, autor da banda desenhada da Turma da Mónica, afirmou hoje à Lusa na Amadora que as personagens são inspiradas em alguns dos seus dez filhos, amigos e familiares.

Personagens da Turma da Mónica inspiram-se em alguns dos filhos do autor

© Lusa

Joaquim Reis
30/06/2013 19:00 ‧ 30/06/2013 por Joaquim Reis

Última Hora

Amadora, 30 jun - O brasileiro Maurício de Sousa, autor da banda desenhada da Turma da Mónica, afirmou hoje à Lusa na Amadora que as personagens são inspiradas em alguns dos seus dez filhos, amigos e familiares.

De visita a Portugal, onde inaugura o primeiro parque temático da Turma da Mónica fora do Brasil, Maurício de Sousa, o autor da BD de maior sucesso do espaço da lusofonia, disse à agência Lusa que as suas publicações "falam da vida de crianças, de sonhos e de esperança", histórias que asseguram um império de milhões de vendas em mais de 40 países.

Na China, no Japão ou na Indonésia, os mais pequenos, mas também os pais, já se habituaram às aventuras da turma da Mónica, aquela menina destemida, conhecida por dar bastonadas com o seu coelho de peluche nas personagens do Cebolinha e do Sansão, o menino que não gosta de tomar banho.

"Dez filhos ajudam em tudo, porque tive que trabalhar muito e porque aprendemos com eles, porque cada criança é um professor para qualquer criativo. Cada um deles tem personalidade diferente, então pude aprender muito mais de linguagem, porque em cinquenta anos conversando com os dez filhos, cada um com a sua linguagem, vamos acompanhando o desenvolvimento da língua, das gírias", disse.

O pai da BD de maior sucesso de língua portuguesa disse à Lusa que a Maurício Produções atravessa hoje em dia "um dos momentos mais explosivos em termos de crescimento" da sua história.

Além das tradicionais histórias aos quadradinhos, publicadas em livros ou em jornais, a empresa opera em mercados como desenhos animados para televisão, videojogos, teatro e dentro em breve, no cinema.

"Vamos entrar no cinema daqui a dois ou três anos, em 3D, com toda a tecnologia. E estamos a terminar uma série grande de desenhos animados e vamos entrar nas televisões de diversos países. Faltava isto, se estivermos fortes na TV e agora também a partir da internet, estaremos num patamar para competirmos com as grandes empresas do mundo", disse.

O crescimento da empresa tem acompanhado o crescimento económico do Brasil e, de acordo com Maurício de Sousa, o sucesso tem sido tal nos últimos tempos que tem sido difícil encontrar desenhadores em número suficiente para fazer face às necessidades.

"Temos nos nossos estúdios cerca de 400 pessoas. E faltam-me desenhadores, gostaria de ter mais. Falta mão-de-obra especializada, tenho serviço para vender e faltam-me profissionais. Tenho a ideia de os buscar no exterior, talvez até em Portugal, onde existem bons desenhadores e podem treinar o nosso estilo e desenho e com a vantagem de hoje, através da internet, não precisarem se deslocar até ao Brasil", afirmou.

O antigo jornalista, difusor da língua portuguesa por todo o mundo, esteve hoje na Amadora, concelho onde já arrancaram as obras de construção de um parque temático, no qual figurarão as personagens das suas histórias aos quadradinhos.

Maurício de Sousa afirmou que apesar de a sua empresa já ter aberto parques temáticos no Brasil, este será diferente de todos os outros, considerando que "naturalmente vão surgir cópias" deste parque noutros locais.

"É o primeiro do mundo desta natureza. Eu chamaria este parque da Amadora de jardim tematizado, para não confundir as pessoas com aqueles parques com aparelhos grandes e tecnologia. Este é um parque de bem-estar, de passeio, onde as pessoas ficam próximas de criações e esculturas", disse.

Os bonecos da 'comilona' Magali, do Cebolinha, do Sansão, da Mónica e do Bidú, alguns deles interativos, têm entre 1,2 a 3,5 metros e serão distribuídos ao longo do espaço verde do parque desenvolvido pela Câmara Municipal que faz da Banda Desenhada um dos ex-líbris do município.

JYR // PJA

Noticias Ao Minuto/Lusa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas