Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Apresentada queixa-crime contra autora de estudo sobre alcoolismo no país

O Governo de São Tomé e Príncipe anunciou hoje que vai processar a investigadora luso-são-tomense Isabel de Santiago pela publicação de um estudo sobre a prevalência do álcool no país.

Apresentada queixa-crime contra autora de estudo sobre alcoolismo no país
Notícias ao Minuto

18:30 - 07/01/20 por Lusa

Mundo São Tomé e Príncipe

"O Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, repudiando o comportamento de pessoas com interesses inconfessáveis, políticos e de politiquices, ou de estudos de investigação, exige que a mesma [a autora do estudo] peça desculpas públicas aos são-tomenses, principalmente às inocentes crianças e anuncia que, face à gravidade da situação, vai apresentar uma queixa crime contra a Sra. Isabel de Santiago, por danos irreparáveis a imagem do país de dos seus habitantes", anunciou hoje o executivo, através de comunicado hoje lido pelo secretário de Estado da Comunicação Social, Adelino Lucas.

O estudo, liderado pela investigadora luso-são-tomense, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e que será publicado em abril na revista "Acta Médica Portuguesa", revela um consumo excessivo de álcool pelas crianças e jovens em São Tomé e Príncipe.

Segundo o jornal "Público", Isabel de Santiago considerou "lamentável que haja tanta importação de álcool e que as crianças bebam mais álcool do que leite".

O comunicado hoje divulgado pelo Governo surge após uma nota do Instituto Nacional de Estatísticas de São Tomé, que se assume como "único órgão nacional que possui o universo populacional que serve de base para extrair a amostra para a realização de qualquer estudo ou inquérito, bem como a verificação dos instrumentos técnicos e metodológicos".

A instituição garante que "não foi solicitada para o referido estudo", interrogando-se "em que base esse estudo se assenta para comprovar a veracidade dos resultados".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório