Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Facebook: A mais recente polémica revela o que já todos sabíamos

Deve estar atento às aplicações que usa na rede social e proteger os seus dados.

Facebook: A mais recente polémica revela o que já todos sabíamos

A polémica que envolve a apropriação de dados de mais de 50 milhões de utilizadores do Facebook por parte da Cambridge Analytica deverá espoletar os mais variados debates sobre o papel de rede social na gestão e proteção de dados privados. Porém, há uma conversa muito mais relevante a ter sobre o assunto e que está ao alcance de todos os que usam o Facebook.

Tendo em conta que a principal fonte de receita do Facebook são os anunciantes que querem promover os seus produtos na rede social, é fácil perceber que os dados introduzidos na plataforma pelos utilizadores são a ‘força motriz’ da tecnológica de Mark Zuckerberg. Estes dados são valiosos não só para o Facebook como também para as empresas que recorrem à rede social para ter os seus negócios, entre eles os milhões de aplicações, questionários e jogos que povoam a plataforma.

Ao aceder a este tipo de aplicações na rede social o utilizador está a ceder a utilização dos seus dados, algo que pode resultar em utilizações indevidas como é demonstrativa a recente polémica da Cambridge Analytica.

De notar que os dados obtidos pela Cambridge Analytica não foram roubados mas sim reunidos por via de uma aplicação de Facebook de nome ‘thisisyourdigitallife’, que fazia um teste de personalidade para fazer algum tipo de previsão. Esta app foi financiada pela Cambridge Analytica, tendo posteriormente usado os dados obtidos para ajudar a campanha de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA.

Isto significa que os dados foram obtidos legitimamente, visto que os utilizadores do Facebook acederam à aplicação e abriram mão dos seus dados intencionalmente. Se há alguma lição a retirar da atual polémica que o Facebook vive é que devemos todos ter cuidado com a forma como lidamos com os nossos dados em plataformas digitais.

Saber exatamente o que publicar, afinar as definições de privacidade e escolher os anunciantes que podem ou não mostrar anúncios são bons princípios a deve ter ao usar o Facebook. Ainda que possa mudar a forma como vê a rede social, a verdade é que a empresa de Mark Zuckerberg continua a ter o seu modelo de negócio assente em anunciantes e é provável que permaneça igual mesmo depois desta polémica.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório