O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, e o CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, estão atualmente envolvidos numa dura troca de argumentos sobre o perigo que o desenvolvimento de inteligências artificiais (IA) representa para o futuro.
Tudo começou com Zuckerberg numa entrevista aberta que, depois de lhe ser pedido para comentar o futuro da IA, afirmou que era “muito irresponsável” criar “cenários de fim do mundo” a respeito do tema. Como nota o Mashable, a pergunta dirigida ao fundador do Facebook mencionava explicitamente Musk.
“Nos próximos cinco a dez anos a IA vai oferecer várias melhorias às nossas vidas. Se estás contra a IA, então estás contra carros mais seguros que não terão tantos acidentes e estás contra ser capaz de diagnosticar pessoas quando estejam doentes”, declarou Zuckerberg.
Confrontado com estas afirmações através do Twitter, Musk decidiu dar o seu parecer. “Já falei com o Mark [Zuckerberg] acerca disto. A compreensão dele sobre o tema é limitada”, afirmou o CEO da da Tesla e da SpaceX.
A opinião de Musk sobre a IA e os perigos que ela representa tem sido bem explícita, com outras personalidades conhecidas como o físico britânico Stephen Hawking a juntarem-se às vozes que aconselham cautela por parte das empresas a trabalhar na área.