Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cientistas dizem ter descoberto o '3.º elemento' do núcleo terrestre

Ainda não foi possível aceder à camada mais profunda do planeta Terra mas equipa de cientistas acredita já ter descoberto a sua composição.

Cientistas dizem ter descoberto o '3.º elemento' do núcleo terrestre
Notícias ao Minuto

07:12 - 13/01/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Ciência

Reporta a BBC que um grupo de cientistas japoneses pode ter descoberto o elemento ‘fantasma’ que intriga os especialistas há décadas e que compõe uma parte significativa do núcleo terrestre.

Depois de recriadas as temperaturas e a pressão que existe no centro do planeta ('inner core' na imagem), os investigadores acreditam que o silício é o candidato mais credível para esse elemento mistério que ainda ninguém conseguiu confirmar. O resto do núcleo é composto por ferro e níquel.

“Acreditamos que o silício é um elemento com grande importância”, indicou à mesma publicação Eiji Ohtani, investigador da Universidade de Tohoku.

A perceção aceite acerca da camada mais profunda da Terra é a de que se trata de uma massa circular sólida, composta por ferro, níquel e agora, talvez, silício. Os cientistas acreditam que é uma esfera sólida porque, apesar das temperaturas elevadíssimas, está sujeito a pressões tão elevadas que se torna compacto. No entanto, ainda não foi possível aceder a essa camada terrestre.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório