Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Tecnologia de captura de movimentos usada para preservar artes marciais

Os mestres de artes marciais receiam que determinados estilos de combate caiam no esquecimento.

Diz o ditado que por cada ‘velho que morre, arde uma biblioteca’, uma realidade cada vez mais presente sobretudo há medida que o mundo se torna mais globalizado e determinadas culturas ameaçam desaparecer. É assim no mundo das artes marciais, cuja popularidade se tem vindo a perder desde os filmes de Bruce-Lee dos anos 70. Receando que algumas técnicas e estilos se percam, um grupo de artes marciais decidiu recorrer à tecnologia de captura de movimentos e a arquivos digitais para preservar esta forma de conhecimento.

“Enquanto era estudante, ensinaram-me os movimentos e deram-me um manual para simplesmente ler. Agora há isto, em que gravam e preservam [os movimentos] com precisão”, contou à Reuters o mestre de kung-fu Wong Yiu-Kau. Em cima pode ver imagens do processo de captura de movimentos.

O projeto dá pelo nome de Hong Kong Martial Arts Living Archive e dará oportunidade às gerações vindouras de aprender estilos de artes marciais com recurso a conteúdo 3D. Até agora o projeto já conseguiu ‘armazenar’ cerca de 50 estilos diferentes, com o objetivo a ser preservar mais de 400.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório