No filme foram trocadas as máquinas de filmar por microscópios e os actores por átomos. Este vídeo da IBM mostra os movimentos dos átomos aumentados em mais de 100 milhões de vezes, escreve o El Mundo.
“Rodar, colocar e dar forma aos átomos e com isso criar um filme animado e original é uma ciência precisa e totalmente nova”, explica um dos cientistas da IBM Research envolvidos no projecto, Andreas Heinrich.
No espaço de um minuto e meio, os movimentos dos átomos mostram a história de um rapaz que brinca com um átomo. O objectivo é mostrar a ciência de uma forma divertida e “abrir o diálogo sobre as novas fronteiras da matemática e da ciência”, acrescenta o cientista.
O filme foi gravado num placa de cobre onde foi possível proceder à separação dos átomos e à consequente criação de personagens.
Segundo a IBM, o filme já entrou para o livro do Guiness com o recorde de filme mais pequeno do Mundo.
Veja aqui o vídeo