Além de iniciativas de colonização de Marte, os astrónomos também estão preocupados com a capacidade de proteger a Terra. Por isso mesmo, um grupo de investigadores do Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL) encontra-se a estudar a lua de Marte, Phobos, para apurar a importância de ter disponível um sistema de defesa contra asteróides que possam entrar em rota de colisão com o nosso planeta.
Está a ser analisada com especial atenção a cratera Stickney, com um diâmetro de nove quilómetros e que terá alegadamente sido causada pelo impacto de um objeto com cerca de 250 metros de diâmetro a viajar a uma velocidade de 21.6 mil quilómetros por hora. A investigação pretende perceber o efeito do impacto deste objeto na Phobos de forma a prever o que seria sentido na Terra. Pode ver o vídeo da simulação do impacto em cima.
“Algo tão grande e rápido como o que causou a cratera Stickney teria um efeito devastador na Terra. Se a NASA vir asteróides potencialmente periogosos a vir na nossa direção será essencial garantir que são capazes de o desviar. Teremos apenas uma oportunidade e as consequências não podiam ser mais graves”, comentou de acordo com o BGR um dos investigadores do LLNL, Megan Bruck Syal.
[Notícia atualizada às 08:12 de 14/10]