Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Análise de lua de Marte acelera planos de defesa da Terra

O objeto responsável pela cratera conhecida como Stickney na lua de Marte podia causado grandes estragos ao nosso planeta.

Notícias ao Minuto

10:19 - 13/10/16 por Miguel Patinha Dias

Tech Phobos

Além de iniciativas de colonização de Marte, os astrónomos também estão preocupados com a capacidade de proteger a Terra. Por isso mesmo, um grupo de investigadores do Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL) encontra-se a estudar a lua de Marte, Phobos, para apurar a importância de ter disponível um sistema de defesa contra asteróides que possam entrar em rota de colisão com o nosso planeta.

Está a ser analisada com especial atenção a cratera Stickney, com um diâmetro de nove quilómetros e que terá alegadamente sido causada pelo impacto de um objeto com cerca de 250 metros de diâmetro a viajar a uma velocidade de 21.6 mil quilómetros por hora. A investigação pretende perceber o efeito do impacto deste objeto na Phobos de forma a prever o que seria sentido na Terra. Pode ver o vídeo da simulação do impacto em cima.

“Algo tão grande e rápido como o que causou a cratera Stickney teria um efeito devastador na Terra. Se a NASA vir asteróides potencialmente periogosos a vir na nossa direção será essencial garantir que são capazes de o desviar. Teremos apenas uma oportunidade e as consequências não podiam ser mais graves”, comentou de acordo com o BGR um dos investigadores do LLNL, Megan Bruck Syal.

[Notícia atualizada às 08:12 de 14/10]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório