Costuma dizer-se que a beleza é relativa. Se é verdade que todos temos um sentido estético diferente, como se sairá uma inteligência artificial a avaliar? O projeto Beauty.AI 2.0 tentou responder a essa pergunta, avaliando mais de seis mil selfies submetidas por utilizadores de todo o mundo.
O projeto utilizou vários algoritmos diferentes para chegar a cinco finalistas para cada grupo etário, conta o Business Insider Esses algoritmos concentraram-se em avaliar determinada caraterística da face dos utilizadores, nomeadamente juventude de acordo com a idade (AntiAgeist), qualidade da pele (PIMPL e RYNKL), simetria (Symmetry Master) e até semelhanças a atores e celebridades conhecidos pela sua beleza (MADIS).
O projeto teve também a intenção de verificar se os finalistas escolhidos estavam de acordo com avaliação de pessoas reais. Sem surpresa, acabou por verificar-se que nem todos gostaram da escolhas, colocando até em causa a capacidade do robot para esta tarefa. Ainda assim, vale a pena ver os escolhidos para perceber o gosto deste robot na galeria acima.