Instalar aplicações vai (mesmo) ser coisa do passado

Google apresentou o Instant Apps, a versão para aplicações dos artigos instantâneos e que permite utilizar o smartphone de uma maneira completamente diferente.

Notícia

© Google

Rui Damião
18/05/2016 20:18 ‧ 18/05/2016 por Rui Damião

Tech

Google

Durante o I/O, a Google apresentou uma nova ferramenta que promete revolucionar o modo como se usa um smartphone.

O Android Instant Apps é uma solução muito semelhante aos artigos instantâneos. Ao carregar num link, o smartphone abre rapidamente a aplicação correspondente.

A grande diferença é que essa aplicação não tem de estar instalada no smartphone. O dispositivo percebe que só precisa daquela fonte de código específica e faz o download momentâneo da app para abrir aquela parte específica.

Mesmo em lojas, o dispositivo não precisa de ter a aplicação instalada para se comprar o produto. Com o NFC, o smartphone reconhece a aplicação que é necessária e abre a app, sem ser necessário descarregar a app.

O Android Instant Apps vai mais longe. Se pensava que estaria reservado aos smartphones mais recentes, com Android Lollipop ou Android N, desengane-se: estará pronto a correr em smartphones com, pelo menos, Android 4.2.

A Google não avançou com qualquer data, afirmando que é necessário muito trabalho e que vai libertar o produto "assim que possível".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas