Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Piratas informáticos não sentem culpa. Ciência tem explicação

Tendo em conta que a partilha de conteúdo sem permissão é ilegal na maioria dos países há milhões de pessoas a cometer crimes.

Piratas informáticos não sentem culpa. Ciência tem explicação
Notícias ao Minuto

23:41 - 10/05/16 por Miguel Patinha Dias com Ana Lemos

Tech Partilha

Todos os dias há milhões de pessoas em todo o mundo a descarregar ficheiros ilegalmente pela internet algo que, curiosamente, não acarreta na maioria sentimento de culpa apesar da prática ser considerada um crime. A ciência procurou descobrir porquê, verificando que está relacionado com o facto de obras pirateadas não terem uma forma física específica.

O estudo foi conduzido por especialistas do Instituto Monash de Neurociências Clínicas e Cognitivas, que observaram variações relevantes no cérebro de quem descarrega conteúdos ilegalmente. Se por um lado a parte do cérebro relacionada com sensibilidade moral se manifestou inactiva com conteúdos sem uma forma física definida, verificou-se que quando os mesmos sujeitos se imaginaram a roubar alguma coisa como um DVD ou um CD esta área do cérebro entrou em actividade.

“A nível evolutivo interagimos mais com bens físicos – particularmente com respeito a posse, tanto que estamos programados para respeitar mais estes do que itens sem forma intangíveis como ideias ou software”, pode ler-se na conclusão do estudo de acordo com o TorrentFreak.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório