Um grupo de hackers pertencente ao coletivo Anonymous reinvindicou um ataque feito ao Departamento de Censos do Governo dos EUA, alegando ter roubado dados pertencentes a 4,200 pessoas.
De acordo com informações do Bussines Insider entre os dados afetados encontram-se nomes de utilizador, endereços de e-mail profissionais e ainda números de telefone de escritórios do pessoal do departamento em questão. Foi confirmado por um porta-voz do departamento que houve, de facto um ataque, apesar de nenhum sistema ter sido comprometido.
“Segurança e domínio de dados são uma parte integral da missão do Departamento de Censos. Continuaremos vigilantes e continuar a tomar todas as precauções necessárias para proteger toda a informação,” comentou o porta-voz.
De acordo com o grupo responsável pelo ataque o motivo está relacionado com uma iniciativa destinada a melhorar as relações empresariais, sendo que um dos pontos de maior preocupação é a possibilidade de instituições públicas europeias relacionadas com educação e saúde serem privatizadas a empresas norte-americanas.