Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Após 50 anos, a Lei de Moore pode estar perto do fim

A Lei de Moore determina o lançamento de processadores mais eficientes e, consequentemente, de produtos mais avançados na indústria tecnológica a um ritmo de 18 meses.

Após 50 anos, a Lei de Moore pode estar perto do fim
Notícias ao Minuto

11:10 - 20/04/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Intel

A Lei de Moore - que prevê que a capacidade dos processadores duplique a cada ano e meio – mantém-se válida passados 50 anos, mas pode não o ser por muito mais tempo.

Aquela que ainda é uma das regras mais conhecidas da indústria de computadores foi prevista pelo cofundador da Intel em abril de 1965 e publicado um artigo na revista Eletronics.

Segundo Gordon E. Moore, a cada 18 meses o número de circuitos (transístores) disponíveis num chip de computador iria duplicar, mas o preço de cada chip iria manter-se constante. O processamento de informações pelos chips também aumenta em 100%, ou seja, a tecnologia fica duplamente mais eficiente.

A aposta foi certeira e a indústria de semicondutores passou a usar a Lei de Moore como referência para a renovação de linhas, mas pode não conseguir segui-la no futuro, já que a capacidade de reduzir o número de transístores no mesmo espaço está limitada pelas leis da física.

Por outro lado, refere ainda a revista The Economist, não é possível que o preço se mantenha estável.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório