Países mais pobres recebem 80% do lixo electrónico dos ricos

Quase todo o lixo electrónico do mundo vai parar aos países mais pobres, mas estes não têm as infra-estruturas e a tecnologia adequada para ‘tratarem’ desse tipo de detritos, de acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado esta sexta-feira.

--

©

Notícias Ao Minuto
18/01/2013 15:55 ‧ 18/01/2013 por Notícias Ao Minuto

Tech

Relatório

Os países em desenvolvimento são o destino de 80% do lixo electrónico produzido nas nações ricas. No entanto, os estados mais pobres não têm as condições adequadas para receberem essa quantidade de resíduos.

De acordo com as conclusões do relatório ‘O Impacto Global do Lixo Electrónico: a Lidar com o Desafio’ da OIT, a maior parte da ‘exportação’ do lixo electrónico para os países em desenvolvimento é feito de forma ilegal. Os detritos acabam por ir parar a locais de reciclagem, sem as devidas condições para aparelhos eléctricos, em sítios como a China, Índia, Gana e Nigéria.

O relatório chama também a atenção para o facto de as nações mais pobres estarem a herdar um problema, sem ter a tecnologia para lidar com ele. Além disso, estes estados estão, eles próprios, a gerar cada vez maiores quantidades deste tipo de lixo, em parte graças ao 'boom' dos gadgets.

Por ano, são produzidas cerca de 40 mil milhões de toneladas de lixo electrónico. De sublinhar que o ‘tratamento’ destes resíduos acarreta riscos para a saúde, devido à presença de materiais tóxicos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas