Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Esta impressora quer 'cultivar' um "lanche completo"

Diminuir os meios utilizados para transportar alimentos e poupar o ambiente é o objectivo da estudante que desenvolveu o conceito.

Esta impressora quer 'cultivar' um "lanche completo"
Notícias ao Minuto

10:25 - 04/03/15 por Notícias Ao Minuto

Tech 3D

Apesar de já existirem várias impressoras 3D de comida, uma estudante da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, diz ter encontrado uma forma mais simples de popularizar esta tecnologia e revolucionar a indústria alimentar.

Chloé Rutzerveld desenvolveu um conceito para alimentos “saudáveis e sustentáveis” impressos em 3D, conhecido por ‘Edible Growth’ (Crescimento Comestível).

A impressora 3D constrói uma espécie de cesta de farinha com buracos no topo na qual deposita sementes e fermento, misturados uma gelatina natural. Este “lanche saudável e nutritivo” precisa de alguns dias para crescer e consiste num conjunto de ramos e cogumelos que pode saber a vários alimentos.

O projecto ainda é apenas um conceito, e talvez demore entre 8 a 10 anos até chegar ao consumidor final, mas o potencial é reconhecido pelos investigadores. “Ao fazer impressões 3D de alimentos podemos encurtar a linha de produção. O transporte será menos utilizado, assim como o solo necessário”, explica a designer de alimentos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório