Bryan Henderson não é um linguista, mas é editor na Wikipedia. Este norte-americano, porém, é um engenheiro informático que se dedica a desenhar software. No entanto, todos os domingos, desde há sete anos, Henderson segue uma escrupulosa rotina: erradicar de todas as publicações da enciclopédia online uma única palavra – ‘comprised of’ – que reinvidica é mal utilizada.
A sua luta semanal já o levou a corrigir mais de 47 mil vezes este pequeno erro, que até o motivou a escrever um ensaio de seis mil palavras onde defende que existem expressões alternativas que mais facilmente exprimem aquilo que os internautas querem dizer.
Henderson, garante, não o faz porque quer ter algum impacto sobre o mundo, mas porque discorda da utilização do termo e porque lhe dá ‘gozo’ corrigir a palavra. O seu segundo trabalho, que conjuga com um emprego na gigante IBM, já lhe valeu um lugar no top 1000 dos utilizadores mais ativos na Wikipedia.
Por agora, explica o Telegraph, Bryan ainda não pensa em desistir da tarefa, mas assume que, um dia, mais tarde, terá de arranjar forma de se fazer substituir nesta hercúlea jornada.