A administração Trump anunciou esta semana a intenção de construir uma Cúpula Dourada (‘Golden Dome’ em inglês) - um sistema de defesa contra mísseis estrangeiros que pode contar com a colaboração de empresas como é o caso da SpaceX de Elon Musk.
Diz o site The Hill que, além da SpaceX, há outras empresas aeronáuticas que já mostraram interesse em estar envolvidas no começo do projeto, que inclui um orçamento inicial de 25 mil milhões de dólares (cerca de 22 mil milhões de euros). Além da SpaceX, a Lockheed Martin e a Boeing já se mostraram interessadas em participar.
No caso da SpaceX, a Reuters avançou em abril com a informação que a Musk apresentou uma proposta para construir partes desta ‘Cúpula Dourada’ e, tendo em conta a proximidade do empresário multimilionário com a administração Trump, fica claro que pode haver um conflito de interesse.
“Tudo isto levanta questões se os contratos de defesa para construir a Cúpula Dourada são uma forma eficaz de proteger os americanos ou têm como propósito enriquecer o senhor Musk e outras elites”, pode ler-se numa carta de um grupo de 42 legisladores democratas enviada no começo deste mês de maio ao inspetor geral do Departamento de Defesa, Steven Stebbins.
A administração Trump afirma que a ‘Cúpula Dourada’ poderá ser completada em três anos com um custo total de 175 mil milhões de dólares (155 mil milhões de euros). No entanto, a agência governamental Congressional Budget Office afirma que o projeto custe 524 mil milhões de dólares (464,3 mil milhões de euros) e demore 20 anos a completar.
Leia Também: Plano dos EUA para defesa antimíssil? "Prejudica a estabilidade global"