Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

'Piratas' atacam e exigem resgate a empresas nacionais

As empresas portuguesas estão a ser alvo de um ataque informático que pode pôr em risco todas as informações constantes nos seus computadores. Os piratas informáticos exigem um resgate em bitcoins.

'Piratas' atacam e exigem resgate a empresas nacionais
Notícias ao Minuto

08:51 - 05/02/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Bitcoins

A situação já se prolonga há alguns meses, mas intensificou-se a partir do dia 27 de janeiro: várias empresas estão a ser atacadas por hackers que exigem o pagamento de um resgate em bitcoins, moeda virtual utilizada em alguns sites e que não deixa rastos.

Segundo o Diário Económico, tudo começa quando um qualquer funcionário abre um anexo desconhecido. O vírus afeta automaticamente toda a informação do computador, podendo em alguns casos afetar toda a rede a que esse computador está ligado.

Depois de recebida a mensagem de resgate, os piratas desbloqueiam parte do sistema para mostrar que controlam remotamente a informação. O resgate é no valor de mil euros, mas pode variar, refere a Polícia Judiciária que está a tentar detetar a origem dos ataques.

A PJ sabe que três ou quatro empresas já chegaram a pagar o valor, mas não é certo o numero de vítimas. Aconselham, por isso, as pessoas e empresas a queixarem-se para haver uma maior noção da dimensão do problema.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório