Quantas vezes já teve de voltar a casa para pegar no telemóvel que tinha ficado esquecido? E quantas vezes já andou à procura do comando para mudar de canal quando o programa que estava a ver na televisão vai para intervalo? Pois bem, vai gostar da notícias que temos para lhe dar.
A Pixie é uma aplicação que ajuda qualquer utilizador a encontrar objetos perdidos. Para isso, conta com sensores de baixa energia, que podem ser colados a objetos, como comandos, smartphones, chaves, documentos, coleiras de animais, etc.
Cada Pixie Point, assim se chama o sensor, tem uma bateria que dura 18 meses e que não pode ser recarregada. Foi concebido à prova de poeira e pode permanecer meia hora debaixo de água sem se danificar.
Usando a realidade aumentada, a aplicação móvel diz ao utilizador onde está o objeto com uma precisão de centímetros, mesmo que este esteja do outro lado de uma parede, de acordo com o Gizmodo.
Uma vez que os sensores ficam sempre ligados, criando uma rede, cada objeto sabe sempre onde estão os restantes. Assim, a ‘app’ avisa o utilizador quando este se esquece de algo antes de sair porta fora.
O fundador Amir Bassan-Eskenazi percebeu que fazia falta uma aplicação do género depois de ter passado meia hora à procura do seu gato. Desde 2012, já registou oito patentes relacionadas com o Pixie.
A aplicação pode ser descarregada gratuitamente para dispositivos Android 4.4.2 ou superior e para iOS 7 ou superior. Já os sensores podem ser adquiridos online. Uma embalagem de quatro unidades custa 40 dólares (35 euros).