Depois de muitos rumores e alegados adiamentos, parece que a OpenAI planeia apresentar oficialmente a próxima geração do modelo de linguagem usado no ChatGPT - o GPT-5 - esta quinta-feira, dia 7 de agosto.
A empresa fez uma publicação na rede social X onde confirma que fará esta quinta-feira uma apresentação com início marcado para as 18:00 (hora de Lisboa). A OpenAI não especificou o que será anunciado neste evento, mas a atividade do cofundador e CEO Sam Altman deixa antever que há algo ‘grande’ para anunciar.
Esta é a ideia que fica de uma publicação de Altman na rede social X que mostra a Estrela da Morte de ‘Star Wars’, algo que parece apontar para aquela que será a próxima grande evolução do ChatGPT.
— Sam Altman (@sama) August 7, 2025
Serve recordar que esta imagem mais assustadora comparada com uma arma fictícia capaz de destruir planetas é uma que Altman tem deixado em algumas das suas entrevistas e conversas mais recentes. Por exemplo, Altman afirmou numa conversa no podcast de Theo Von que o GPT-5 lhe faz lembrar o Projeto Manhattan - o programa de investigação que teve lugar durante a primeira metade dos anos 1940 que levou à criação das primeiras bombas atómicas.
“Há estes momentos na história da ciência em que tens um grupo de cientistas a olharem para a sua criação e dizem apenas: ‘O que é que fizemos? Talvez seja bom, talvez seja mau, mas o que é que fomos fazer?’”, afirmou Altman durante a conversa. “Talvez o exemplo mais icónico seja aqueles cientistas que trabalharam no Manhattan Project em 1945, a verem o teste Trinity, verem este novo tipo de poder a uma escala além da humana e todos saberem que iria remodelar o mundo. Penso que as pessoas que trabalham em Inteligência Artificial têm essa mesma sensação”.
Teremos de aguardar pelo lançamento do GPT-5 para sabermos o que o ChatGPT é capaz de fazer mas, ao que parece, a OpenAI está disposta a revelar tudo o que este modelo de linguagem é capaz de fazer na apresentação de hoje.
“A nossa apresentação será um pouco mais longa do que é habitual”, escreveu Sam Altman em outra publicação na rede social X, indicando que terá “cerca de uma hora”.
“Temos muito por mostrar e espero que tenham tempo para ver”, adiantou o CEO da OpenAI.
our livestream tomorrow at 10 am PDT will be longer than usual, around an hour.
— Sam Altman (@sama) August 7, 2025
we have a lot to show and hope you can find the the time to watch!
Leia Também: OpenAI lança dois novos modelos de IA personalizáveis (e gratuitos)