Na semana passada começaram a circular suspeitas que uma banda a fazer sucesso no Spotify - de nome The Velvet Sundown - havia sido criada com recurso a Inteligência Artificial. Os sinais começaram por ser apontados no Reddit e até a plataforma de streaming de música Deezer identificou a banda no seu serviço como potencialmente criada com Inteligência Artificial.
A situação ficou, no entanto, um pouco mais clara este fim de semana quando foi adicionada uma descrição ao perfil dos The Velvet Sundown no Spotify, onde assume que a banda é “um projeto sintético de música guiado por direção criativa humana”. Mais ainda, os responsáveis assumem que as músicas têm “composição, voz e visuais” criados com “apoio de Inteligência Artificial”.
“Isto não é um truque - é um espelho. Uma provocação artística contínua desenvolvida para desafiar as fronteiras autorais, de identidade e o futuro da própria música na era da Inteligência Artificial”, pode ler-se na descrição. “Todas as personagens, histórias, música, vozes e letras são criações originais geradas com ajuda de ferramentas de Inteligência Artificial usadas como instrumentos criativos. Qualquer semelhança com lugares, eventos ou pessoas - vivos ou mortos - verdadeiros é pura coincidência e não intencional. Não é bem humano. Não é bem máquina. Os The Velvet Sundown vivem algures no meio”.
Não são conhecidas as identidades dos responsáveis por este projeto musical mas, como conta a CBS News e a Rolling Stone, as publicações receberam o contacto de uma pessoa - que se identificou com o pseudónimo ‘Andrew Frelon’ - que dizia ser um dos responsáveis pela “farsa artística”, aproveitando ainda para pedir desculpa a qualquer pessoa que possa ter-se sentido perturbada com a experiência.
Mais ainda, este alegado responsável assumiu que as músicas dos The Velvet Sundown foram usadas recorrendo à ferramenta de Inteligência Artificial de nome Suno.
No entanto, a ‘banda’ partilhou uma mensagem no Instagram onde rejeita qualquer filiação à pessoa que se identifica como ‘Andrew Frelon’, notando que se trata de alguém que está a tentar “sequestrar a identidade dos The Velvet Sundown lançando entrevistas não-autorizadas, publicando fotografias não relacionadas e criando perfis” que “não são legítimos, precisos nem têm qualquer ligação” ao projeto.
O que é certo é que, desde que começaram a circular notícias sobre a ‘banda’, o número de seguidores e de ouvintes desta banda de Inteligência Artificial não param de crescer no Spotify. À data de publicação desta peça, a banda conta atualmente com mais de 32 mil seguidores e o número de ouvintes por mês já ultrapassou a marca do milhão de pessoas.
Leia Também: O estranho caso da banda (criada com IA) que é um sucesso no Spotify