Um novo estudo sobre asteroides nas imediações da Terra dá conta que pode haver muitos mais corpos celestes com potencial para colidir com o nosso planeta do que era entendido até aqui.
O estudo tem como um dos autores principais Valerio Carruba, professor assistente da Universidade de São Paulo no Brasil e que afirma ter encontrado cerca de vinte destes asteroides na órbita de Vénus, notando que o brilho do Sol reduz as oportunidade de observar e identificar mais destes corpos celestes.
Mais ainda, conta o Science Alert que os autores do estudo referem que a órbita destes asteroides é “altamente caótica”, colocando assim dificuldades em estabelecer previsões de como evoluirá nos próximos cem anos.
“Queremos avaliar a possível ameaça de uma população [de asteroides] por detetar a orbitar Vénus que podem colocar ameaçar a Terra e investigar a detectabilidade a partir da Terra e dos observatórios espaciais”, pode ler-se neste estudo já partilhado com a revista científica Astronomy and Astrophysics.
Leia Também: Fotografia de rover em Marte tem uma pequena 'surpresa' na paisagem