No final deste ano a PlayStation 5 completará o seu 5.º aniversário, o que significa que a Sony não deve demorar muito mais para anunciar a consola sucessora. Ainda que não sejam conhecidas informações sobre a eventual PlayStation 6, o site Moore’s Law is Dead partilhou o que diz serem especificações da futura plataforma de jogos da empresa japonesa.
A publicação afirma que estas especificações foram partilhadas durante uma apresentação da AMD em 2023, pelo que é sempre possível que tenham sido alteradas nos últimos anos. No entanto, vale a pena perceber que tipo de consola é que, na altura, estaria a ser idealizada pela Sony.
De acordo com estas informações, a PlayStation 6 é conhecida internamente como ‘Orion’ e será três vezes mais rápida do que a versão base da PlayStation 5. No que diz respeito a desempenho, a PlayStation 6 deverá ser comparável à placa gráfica RTX 4080 da Nvidia e conta com tecnologia ‘ray tracing’, retrocompatibilidade com jogos lançados para a PlayStation 5 e também permitir jogar com resolução 4K a 60fps ou a 8GB a 60fps graças à tecnologia Playstation Spectral Super Resolution (PSSR).
No que diz respeito a preços, é sugerido que a PlayStation 6 deverá começar a ser produzida em massa no final de 2027 e custar cerca de 500 dólares (432 euros). A confirmar-se, a próxima consola da Sony poderá custar bem menos do que a PlayStation 5 Pro que, atualmente, custa 799,99 euros.
Tendo em conta que as duas últimas consolas da Sony - a PlayStation 4 e a PlayStation 5 - foram ambas lançadas no final de 2013 e 2020 (respetivamente), é provável que a Sony volte a repetir a estratégia com a PlayStation 6 e lançá-la no final do ano cerca de 7 anos após a chegada ao mercado da antecessora.
Sublinhar, no entanto, que estas informações ainda pertencem ao domínio dos rumores e, desta forma, teremos de esperar por mais fugas de informação ou por notícias partilhadas pela própria Sony.
Leia Também: PlayStation já revelou os três jogos gratuitos para o mês de agosto