Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

TikTok multado em Itália? "Não estamos de acordo com esta decisão"

Rede social foi multada em 10 milhões de euros em Itália por não "proteger" os utilizadores menores de idade de um desafio chamado 'cicatriz francesa'.

TikTok multado em Itália? "Não estamos de acordo com esta decisão"
Notícias ao Minuto

15:21 - 16/04/24 por José Miguel Pires

Tech TikTok

A rede social TikTok foi multada em 10 milhões de euros em Itália, após o regulador italiano ter considerado que não "protege" os seus utilizadores menores de desafios que são prejudiciais para a saúde, utilizando como exemplo uma prática chamada 'french scar' ('cicatriz francesa'), que tem feito soar alarmes.

Questionado pelo Notícias ao Minuto, um porta-voz do TikTok Portugal disse: "Não estamos de acordo com esta decisão. O conteúdo da chamada 'french scar' teve uma média de apenas 100 pesquisas diárias em Itália antes do anúncio da Entidade Reguladora no ano passado, e há muito que restringimos a visibilidade deste conteúdo aos menores de 18 anos e também o tornámos inelegível para o feed For You".

A rede social, que tem cerca de 134 milhões de utilizadores ativos só na União Europeia, fez ainda questão de esclarecer que "proíbe conteúdos que apresentem desafios perigosos e a promoção de desafios que incentivem os distúrbios alimentares", e que tem "mais de 6.000 pessoas a moderar conteúdos em línguas europeias, incluindo mais de 400 só em italiano".

Num comunicado da Euroconsumers, partilhado pela DECO Proteste, lê-se que a plataforma "não aplica diligentemente as suas próprias diretrizes" e que "tal destaca a falha em implementar medidas suficientes de mitigação de risco para proteger menores, conforme exigido pela Lei de Serviços Digitais (DSA) para Plataformas Online Muito Grandes".

"O TikTok não conseguiu implementar medidas adequadas para impedir a sua disseminação, que é profundamente preocupante e prejudicial para os consumidores. Ao mesmo tempo, estes são os mesmos consumidores cujos dados são utilizados para extrair valor económico para o TikTok", lê-se no comunicado.

Leia Também: Itália multa TikTok em 10 milhões após desafio 'cicatriz francesa'

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório