Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Animação mostra impacto da colisão de um satélite com asteroide Dimorphos

Criada pela Agência Espacial Europeia, esta animação permite ter uma ideia do efeito que a colisão teve na morfologia do corpo celeste.

Notícias ao Minuto

09:39 - 28/02/24 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

Foi em 2022 que a NASA levou a cabo o teste Double Asteroid Redirection Test (DART), uma missão que tinha como objetivo verificar se fazer colidir um pequeno satélite com um asteroide era uma forma viável de defender a Terra contra estas ameaças do Espaço profundo.

O teste foi bem-sucedido em alterar a trajetória do asteroide - de nome Dimorphos - e, depois de mais estudos sobre esta missão, a Agência Espacial Europeia criaram um modelo animado onde é possível ver os efeitos deste impacto.

Naturalmente, a modelação deste impacto exigiu múltiplos dados recolhidos pela missão e imenso poder de computação de forma a levar em conta todos os factores. 

“Este é um processo computacionalmente intensivo, com cada simulação a levar cerca de uma semana e meia para criar. Criámos no total cerca de 250 simulações a reproduzir as duas primeiras horas após o impacto”, afirmou a autora do estudo, Sabina Raducan, da Universidade de Berna.

Leia Também: NASA procura candidatos para 'viver' em Marte durante um ano

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório