Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 14º MÁX 28º

MEO e GSMA assinam memorando para impulsionar serviços 5G

A MEO e a GSMA anunciaram hoje, em antecipação ao Mobile World Congress, a assinatura de um memorando de entendimento para "impulsionar os serviços da rede 5G e o seu potencial" através da GSMA Open Gateway Services.

MEO e GSMA assinam memorando para impulsionar serviços 5G
Notícias ao Minuto

11:37 - 22/02/24 por Lusa

Tech 5G

A MEO, da Altice Portugal, "compromete-se a cooperar e a contribuir para o lançamento de uma estrutura de Interfaces de Programação de Aplicações (API) no mercado nacional".

O Open Gateway da GSMA "é uma iniciativa global concebida para acelerar o crescimento dos serviços e aplicações digitais 5G, assegurando a sua integração com centenas de redes participantes em todo o mundo, através de pontos de acesso únicos e programáveis, comuns a todos os operadores móveis, conhecidos" como API, refere o comunicado.

Mais de 42 grupos de operadores móveis, representando 237 redes móveis e 65% das ligações globais em todo o mundo, já aderiram à iniciativa, adiantam.

O acordo, que junta os maiores operadores e 'stakeholders' do setor das comunicações a nível internacional, "visa apoiar a criação de um novo ecossistema para acelerar a inovação através da exposição de APIs standards de rede que podem ser aproveitadas pelos programadores de aplicações e empresas para construir novos serviços mais seguras, confiáveis e inovadoras, tais como qualidade de serviço, proteção de fraude bancária ou autenticação do utilizador".

A MEO "assume uma vez mais a liderança, desta vez ao fomentar novas tendências tecnológicas, com a exposição das capacidades da sua rede móvel 5G, através de APIs 'standard', que permitirá a programadores e empresas um acesso mais fácil a recursos essenciais a aplicações mais seguras, robustas e com experiência de utilizador diferenciada", afirma o diretor de engenharia e redes da Altice Portugal, Carlos Bouça, citado em comunicado.

Para Henry Calvert, diretor de redes da GSMA, também citado em comunciado, a participação da Meo "na iniciativa GSMA Open Gateway, com outros operadores móveis, ajudará a desbloquear novos serviços 5G para empresas e consumidores em Portugal e em todo o mundo".

Acrescenta ainda que a "criação de uma estrutura comum e aberta a todos os operadores móveis facilita aos programadores e fornecedores de serviços em nuvem a criação de aplicações e serviços móveis, mais seguros e que comunicam entre si de forma transparente" e ajuda "a acelerar as inovações em áreas como o voo seguro de drones, a robótica, a realidade alargada e os jogos 'online' imersivos em redes 5G".

A GSMA é uma organização global que unifica o ecossistema móvel para descobrir, desenvolver e fornecer inovações fundamentais para os negócios e para a sociedade.

Leia Também: Serviços de valor acrescentado? MEO, NOS, Vodafone e NOWO multadas

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório