Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 17º

ChatGPT, uma das mais populares ferramentas de IA, foi lançada há um ano

A ferramenta lançada pela OpenAI teve um impacto imediato em toda a indústria tecnológica e ameaça moldar a sociedade como a conhecemos.

ChatGPT, uma das mais populares ferramentas de IA, foi lançada há um ano
Notícias ao Minuto

12:09 - 30/11/23 por Miguel Dias

Tech chatgpt

Se já foi ao ChatGPT esta quinta-feira, dia 30 de novembro, é provável que tenha reparado numa pequena alteração ao ícone da ferramenta de Inteligência Artificial (IA): que tem agora um pequeno chapéu de aniversário.

Foi há um ano que a OpenAI lançou o ChatGPT, a ferramenta de IA que ‘abanou’ os alicerces da indústria tecnológica de tal forma que, atualmente, não há uma entre as grandes empresas de área que não tenha a IA como seu principal foco.

O ChatGPT continua a ser uma ferramenta amplamente utilizada e, ao contrário do que acontecia em novembro em que apenas continha informação até setembro de 2021, atualmente a IA consegue reunir dados até abril de 2023.

Entretanto, esta ferramenta continua a ser desenvolvida pela OpenAI e teve até direito a aplicações para ser usada em dispositivos móveis. Está também disponível uma versão com subscrição mensal que dá aos utilizadores ainda mais capacidades. Enquanto a versão gratuita tem como base a versão GPT-3.5 da IA da OpenAI, a versão paga recorre à GPT-4.

No que diz respeito a popularidade, o ChatGPT contava, até outubro, com mais de 100 milhões de utilizadores, com o site da ferramenta de IA a contar com 1,5 mil milhões de visitas por mês.

Naturalmente, a chegada do ChatGPT não foi marcada apenas por entusiasmo. A ferramenta de IA também tem recebido a sua dose de críticas, com vários escritores e criativos a acusarem a OpenAI de usarem o seu trabalho original para alimentar a ferramenta.

Pode até considerar-se que foi o sucesso do ChatGPT o motivo que levou os argumentistas e atores de Hollywood a entrarem em greve este ano. A ‘ameaça’ criada pela IA de eliminar determinadas profissões foi central nas discussões entre talento e os estúdios de Hollywood, que usa cada vez mais esta tecnologia nos seus projetos.

Tendo em conta o sucesso do ChatGPT, fica claro que estamos ainda no começo da integração de IA no nosso quotidiano e que passaremos a ver cada vez mais esta tecnologia nas nossas profissões, plataformas digitais e tarefas quotidianas. Resta agora saber de que forma é que afetará também o futuro que temos adiante.

Leia Também: Depois ter sido expulso, Sam Altman é novamente CEO da OpenAI

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório