Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 8º MÁX 16º

5G: Alemanha pondera interditar componentes da China na rede

A Alemanha pondera interditar as peças fabricadas pelos grupos chineses Huawei e ZTE para as redes 5G a partir de 2026, disseram hoje à AFP fontes governamentais.

5G: Alemanha pondera interditar componentes da China na rede
Notícias ao Minuto

19:35 - 20/09/23 por Lusa

Tech 5G

Segundo as propostas do Governo, as componentes chinesas serão excluídas "do centro da rede" a partir de 01 de janeiro de 2026, disseram as fontes, precisando que a interdição também se aplica a peças já instaladas.

O projeto tem origem no Ministério do Interior e deve ser objeto de acordo na coligação governamental liderada por Olaf Scholz. Segundo a imprensa alemã, ainda não reuniu o apoio de todos os ministros.

Na proposta consultada pela AFP, o Ministério do Interior aponta a necessidade de "reduzir os riscos" em relação à China, em linha com a estratégia adotada recentemente pela Alemanha.

Num contexto de crescente tensão geopolítica, a Alemanha tem, desde há um ano, endurecido a sua posição em relação à China e procura manter um equilíbrio entre a continuação da cooperação económica com um importante parceiro comercial e proteger os seus interesses estratégicos e de segurança.

Leia Também: Exclusão do 5G. Huawei Portugal entra com ação contra entidade do Estado

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório