Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 14º MÁX 27º

Estudantes portugueses entre vencedores da Academia Europeia de Inovação

Uma equipa de cinco estudantes, incluindo três portugueses, está entre os vencedores da edição deste ano da Academia Europeia de Inovação com um projeto que recorre à inteligência artificial para reduzir tempo no diagnóstico em imagiologia.

Estudantes portugueses entre vencedores da Academia Europeia de Inovação
Notícias ao Minuto

22:29 - 10/08/23 por Lusa

Tech Inovação

O projeto "BreastScreening-AI" foi um dos 10 vencedores da Academia Europeia de Inovação (EIA, na sigla em inglês) e foi desenvolvido por uma equipa constituída por um estudante norte-americano, um estudante britânico e três estudantes portugueses, do Instituto Superior Técnico e universidades de Coimbra e da Maia.

Para dar resposta a elevadas taxas de erros médicos e à demora no diagnóstico por imagem médica, os estudantes desenvolveram "agentes baseados em inteligência artificial centrados no clínico e no paciente para ajudar radiologistas no diagnóstico, enquanto informam os pacientes sobre os resultados do tratamento seguinte de forma mais rápida e fornecem decisões compreensíveis", refere a EIA em comunicado.

Entre os 10 vencedores, há outros projetos desenvolvidos por equipas que integram jovens portugueses. Num deles, os estudantes desenvolveram uma solução para reduzir os resíduos de plástico e emissões de dióxido de carbono, através da criação de um combustível ecológico com plásticos não reciclados.

Noutro projeto, igualmente relacionado com o ambiente, os estudantes procuraram adaptar as embalagens circulares reutilizáveis à futura legislação da União Europeia e às regras de sustentabilidade e reciclagem, reformulando as embalagens de almofadas de ar para facilitar a reutilização e desenvolvendo uma forma democrática de gerir os resíduos.

O EIA, que terminou no final da semana passada, decorreu durante três semanas no Porto e envolveu 500 alunos, distribuídos em 100 equipas e com o apoio de mentores europeus e norte-americanos.

Os estudantes foram desafiados a desenvolver projetos no âmbito da inovação sustentável, dando resposta a desafios tecnológicos e de negócios e a questões ambientais e sociais.

Leia Também: Macau pondera vistos de curta duração para inovadores portugueses

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório